Alunos visitam São Miguel das Missões
Os dias 17 e 18 de julho foram de aprendizagem e trocas culturais.
Assim pode-se tratar a visita dos estudantes do 2º semestre dos cursos técnicos em Agropecuária e Informática, às ruínas das Missões, e à Aldeia Tekoá Koenju (Alvorecer), localizados no município de São Miguel das Missões, em atividade pedagógica integrada proposta pelas disciplinas de Sociologia e Biologia.
No primeiro dia (17), os alunos visitaram as ruínas remanescentes de São Miguel Arcanjo, acompanhados pelos professores Rosana Gomes e Jonas Sponchiado e do guia de turismo Odalmir José Munareto, e, à noite, assistiram ao espetáculo Som e Luz, que conta o surgimento, o desenvolvimento e o final da experiência do povoado jesuítico-guarani - fundado no século XVIII, e elevado na década de oitenta à Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Já no dia seguinte (18), alunos e professores visitaram a Aldeia Tekoá Koenju, que significa Alvorecer, acompanhados pela Moarapoty Ortega, professora indígena e moradora da Aldeia, onde puderam ouvir atentamente as histórias do seu povo. Neste local, assistiram também a uma apresentação artística do Coral Guarani, coordenado pelo indígena Floriano Romeu e conheceram a Escola Estadual Indígena Igíneo Romeu Koenju e o Rio Inhacapetum. Para finalizar, visitaram a Fonte Missioneira, obra arquitetônica do período Barroco Jesuítico-Guarani localizada a 1 km do Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo.
Essa viagem é resultado de ações pedagógicas que integram o currículo das disciplinas de Sociologia e Biologia e um dos seus objetivos é a concretização da Lei 11.645/2008, que institui a obrigatoriedade do ensino da história das culturas afro-brasileira e indígena no currículo oficial da rede de ensino.
Para a professora Rosana Gomes, a realização dessa atividade é de extrema relevância na formação dos alunos e alunas, tendo em vista que “oportuniza aos alunos e alunas uma grande troca intercultural, através do diálogo entre sujeitos de culturas diferentes. Possibilita, assim, a ressignificação de seus olhares frente às diferentes manifestações culturais”.
O professor Jonas Sponchiado, por sua vez, destaca que: “A realização de atividades extraclasse e multidisciplinares são fundamentais para motivar e promover o interesse dos alunos nos conteúdos, nos cursos e na própria instituição” e conclui dizendo que: “... certamente os alunos aprovaram a experiência e retornam com ânimo renovado para a sequência do semestre”.
Última atualização (Sex, 21 de Julho de 2017 18:48)